Pular para o conteúdo principal

De caipira à caiçara...ops CaiSarah

Hoje faz 2 meses que cheguei em Santos!! Tantos anos só imaginando a hora de realizar um sonho. Foi uma jornada completa que libertou minha alma, minha mente e meu corpo. Todo ano eu dizia "Amiga, este ano eu vou morar na praia", chegava essa época, começo do segundo semestre, eu já sabia que meu objetivo não seria alcançado!
Há quase 4 anos achei um lugar que começou a me preparar! Mexeu nas feridas, fez com que eu olhasse pra dentro e praticamente iniciasse o processo de metamorfose! Como uma lagarta insatisfeita, comecei a construir um casulo, me fechei, me afastei, me isolei. Foi dolorido e necessário, mas de repente, o casulo começou a ficar apertado, com paredes tão finas que era possível enxergar o mundo lá fora. Este foi o sinal de que era hora de reabrir as portas para a vida que brilhava do lado de fora.
Nessa hora sobraram poucas pessoas para compartilhar a nova forma que adquiri, amizades se desfizeram, outras se ressiginificaram, é claro que novas pessoas surgiram. O mais gratificante foi me olhar no espelho e reconhecer sem medo a Sarah que estava encalhada na lagarta! Resgatar-me de mim mesma! Muito diferente de me renovar!
Eu sonhava em viver no Rio de Janeiro, curtir a brisa carioca e estar na cidade mais intensa do país! Depois, senti que minha paixão pela Ilhabela poderia se tornar um amor eterno, quando minha prima Luiza resolveu se instalar lá. Ficamos alguns verões imaginando o dia a dia de nossos filhos juntos, curtindo a adolescência numa cidade litorânea, sendo companheiros de vida um do outro. Até Ubatuba passou pela minha cabeça, a  cidade está num bom ritmo de crescimento, um governo transparente, me pareceu uma boa opção também. 
Foram 3 dias em família! Tudo que eu precisava pra me encorajar!
No ano passado eu quase desisti de sair do interior pro litoral, mas a fé e o trabalho espiritual me tranquilizaram. Nem quero me prolongar sobre esse assunto, mas sem tratar da minha espiritualidade eu não teria me mexido. 
A mudança começou assim, minha irmã Maria começou a organização de uma viagem em família, pro Guarujá, eu nunca tinha ido pro Guarujá, o período da viagem calhava com os feriados de abril e muito próximo ao dia do meu aniversário, estava claro que eu não deveria ficar de fora dessa! Confirmei minha presença e comecei a pesquisar sobre a cidade, eu nunca havia pisado na ilha do Dragão, nem sabia que era uma ilha! Eu já estava desempregada há mais de 6 meses e comecei a pensar, entre pagar aluguel aqui ou lá, parecia ser a hora de mudar de ares, no meio da pesquisa pensei "por que não procurar um emprego praqueles lados?", por coincidência ou não, no hotel que iriamos nos hospedar havia uma vaga aberta, eu não titubeei e me inscrevi. Logo tive a resposta para o agendamento de uma entrevista. Fomos para o fatídico fim de semana em família! Foi tudo ótimo, eu no quarto da minha irmã e as sobrinhas fofas! No ultimo dia da viagem, fiz a entrevista e passei pra próxima etapa.
Andando pelo Guarujá em maio de 2017
Pronto os sinais estavam explodindo na minha cara, está na hora de tentar ir morar no mar! Fiquei aguardando o segundo chamado do processo e nada, mais uma semana e nada...Quer saber, vamos correr atras disso! Voltei pro Guarujá disposta a arrumar alguma coisa, entrei em contato com o RH do processo seletivo, aluguei um quarto por airbnb e segui em frente. Preparei um curriculum vitae, atualizei as informações e fui! A resposta da vaga foi que estava muito fora da minha área de conhecimento e que não me contratariam mesmo eu tendo boas habilidades e qualificação. Ok, fazer o que? Sair pela rua colhendo informação, pesquisa de veículos de comunicação, jornalistas da cidade! Dito e feito, peguei minha mochila, enchi um envelope com os CV's e fui, shoppings, lojas, restaurantes, hotéis, hostels, fui na câmara municipal dos vereadores em busca de identificar os jornalistas locais. Achei o Guarujá estranho, meio abandonado, com uma sensação de insegurança grande ao andar pelas ruas. A anfitriã que me recebeu, ficou repetindo "Vá pra Santos, lá tem mais oportunidade, você vai ver". 
A busca era: oportunidade de viver na praia e
 isso não exclui um mergulho pra reenergizar
Bom então vamos lá, pegar uma balsa e ir pra Santos. Eu só havia estado na cidade em 2007 quando acompanhei o André Abujamra num show no teatro municipal, mas quando desci da balsa senti uma energia forte me invadindo! A sensação era de alegria, bem-estar, de vida que não para e muitos, mas muitos idosos pela rua, se cuidando, resolvendo suas questões, de sunga pela orla! Só pensava: "É aqui! Vou morar aqui!". Eu estava a pé, desci na balsa e fui caminhando, passei pelo aquário, placas de muitos museus, pinacoteca, bom eu fui pro shopping pra levar mais curriculum e comer. Dali peguei um uber e fui para o centro histórico, para a sede do jornal A Tribuna, foi rápido, ninguém me recebeu, deixei o CV na portaria 😕😕😕😕😕... Então pensei, vamos para os espaços culturais, aproveitar sua experiência de produção, quando eu me dou conta, o centro histórico de Santos é maravilhoso, vielas de paralelepípedos, construções centenárias com aquele referencia da história da Europa, bom reformulando me senti em Paris por alguns segundos e deparo com o Museu do Café! Um prédio majestoso com um aroma irresistível!
Museu do Café
Cheguei na recepção e a moça disse "vai abrir uma vaga na comunicação em junho!Vou deixar seu CV com a pessoa responsável pela vaga!"... H-A!
Mais um sinal de que Santos tinha o potencial para ser a minha nova morada! Fui até a  rodoviária e comprei a passagem de volta pra São Carlos voltei pro Guarujá, peguei minhas coisas e estava decidido, em um mês eu estarei morando aqui! No dia seguinte, menos de 24 horas que eu tinha saído de Santos, recebo uma ligação da gerente de uma loja me chamando pra uma entrevista no dia seguinte! Boom mais um sinal!! Corri na imobiliária e já dei entrei com o aviso de desocupação do apartamento!
Foi isso! 30 dias e eu estava com a mudança pronta, tudo resolvido para seguir rumo ao destino, litoral, fazer a metamorfose, de Sarah CaiSarah! Recebi muito apoio de pessoas que eu nem imaginava, minha irmã Maria ficou tão envolvida com tudo isso, que se tornou peça chave na mudança. meu cunhado é santista e a Maria pôs a família dele praticamente a minha disposição (entenda que isso tem um tom conotativo...). Encontrei três anjos na baixada, Andrea que me cedeu uma casa provisoria, o Farinho, que me ajudou a encontrar um lar temporário pra minhas gatas e um definitivo para mim e mais uma Andrea, uma mulher que dedica a vida aos pets!! Todos hoje são meus amigos, minha base, minha referência, pessoas que se precisarem eu estarei pronta!
A magrela da magrela!
Pronto, agora que já estou aqui há mais de 60 dias, posso afirmar que as coisas estão num fluxo contínuo. Reencontrei pessoas que me querem bem e estão dispostas a me ajudar! Conheci pessoas generosas, figuras de referência na cidade! Tudo indica que este realmente é meu caminho. Resgatei coisas que a Sarah jovenzinha adorava e tinha abandonado como as plantas, o tarôt e a bicicleta! Tenho mais disposição para organizar tudo no dia-a-dia.
O apetite, que sempre tive, está voltando! meu olhar para as pessoas está mais leve e aberto! Sei que o caminho de abrir o coração não é curto e muito menos fácil de atravessar, mas estou no processo. Meu olhar está menos duro, meu coração mais arejado e meu corpo mais desperto!
Santos surgiu no meu caminho com a bênção de todos os Santos! Com a crença de que com paciência, coragem e determinação tudo pode! Nada aconteceu como eu tinha planejado, ou se quer no tempo que eu havia imaginado e agora eu tô aqui para agradecer todos que participaram dessa jornada, amigos que tiveram compreensão e vontade de ficar perto, os que surgiram para me fortalecer, os que saíram da trilha "siga em frente"...vida que segue!

#letscelebrate #gratitudepeaceandlove #CaiSarah #beachbike #culturatransforma #decaipiraàcaiSarah #beachlife #libertese #reencontreasimesmo #lifeisgood #vidaplena #coisasruinsacontecemprasboaspoderemchegar #equilubrioabraçaosdoislados #permitaserirechorargritaresussurrar #amese

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos