Pular para o conteúdo principal

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia


Em plenos 2017, era da informação e de aparatos tecnológicos capazes de substituir a mão de obra humana, as possibilidades de encontrar pessoas criativa buscando soluções para problemas como os altos índices de desemprego só cresce. Foi assim que surgiram aplicativos como o Uber, AirBnb, que promovem novas formas de geração de renda e relações de trabalho. E isso pode ser visto nos mais diversos setores da sociedade e na cultura também, quer ver só? 

Artistas hoje pensam muito em como fazer a gestão de carreira, tornar sua arte em produto, tratar um projeto culturais como empresa, distribuir e divulgar seu trabalho são discussões comuns. Eis que em meio a isso surge uma plataforma online que pretende ser uma espécie de “Uber” para que artistas se conectem com contratantes. A rede We Jam surge com esse propósito e mais, a formação contínua, fruição e fomento à produção  artística também terão espaço garantido nas ações da rede. Recentemente pude conhecer pessoalmente a equipe que compõe WeJam e compartilho com vocês aqui nossa conversa que foi super convidativa.

Sarah Mascarenhas -  O que é We Jam e como foi a concepção desta empreitada?
Natasha Barbosa - A WeJam é uma plataforma para possibilitar que o artista e criativo viva da própria arte. Facilita colaborações e contratações diretas entre artistas e a pessoa comum. A concepção veio da minha própria experiência como atriz, fiz as primeiras validações no próprio prédio em que morava e percebi que se isso seria uma solução para mim seria também uma solução para os meus colegas do teatro, colegas da arte, vizinhos. Percebi que muitas vezes buscamos viver experiências em que precisamos contratar um músico para uma festa em casa, um fotógrafo para registrar um aniversário da família ou uma artista plástica para redecorar a nossa sala, e essa pessoa mora no mesmo prédio que você ou no seu bairro.

Sarah Mascarenhas - Estamos quase na segunda década de um novo milênio, um novo século, conhecido com a era da informação. Nessa imensidão de conhecimento disponível na internet, quais são os desafios de conectar pessoas com mesmo ideal de vida?
Natasha Barbosa - O principal desafio é aproximar as pessoas, vivemos um tempo em que os vizinhos não se conhecem, viajamos para outra cidade para fazer uma reunião e não cruzamos o corredor para conhecer quem mora ao lado. O senso de comunidade precisa se reconstruir, e esse resgate é muito natural em minha opinião.  A Era da Informação é maravilhosa, e acho que esse momento nos possibilita ver grandes transformações e inovações positivas no mundo, nas relações de trabalho, nos estilos de vida, em como as coisas funcionam. A parte delicada disso tudo é a questão da segurança e a veracidade das informações. Há muita especulação, há muitas informações falsas, o que leva as pessoas a se sentirem inseguras em fazer parte de algumas iniciativas. Questões como essas trazem desafios de crescimento ao nosso negócio. Mas daí a confiança vem como um valor protagonista e como um ativo essencial para orientar o nosso trabalho e na construção de um bem ou objetivo comum.

Sarah Mascarenhas - A proposta do We Jam é ser uma rede de conexão profissional, formação e fruição cultural, fala um pouco sobre as frentes de trabalho e as possibilidades de crescimento para um artista que se cadastra na rede?
Natasha Barbosa - A proposta da WeJam é ser um ecossistema completo para o artista e o criativo, seja para obter contratações, colaborações, conhecimento, formar redes, obter suporte de facilitadores, há produtos sendo desenvolvidos neste momento para fins educacionais  e em breve inauguraremos um espaço físico em São Paulo. Que será o primeiro espaço para o empreendedorismo artístico e criativo, um lugar para aprender, fazer e conviver. E acreditamos muito que  isso vai contribuir naturalmente para o desenvolvimento do nosso setor. Enxergamos o artista como um empreendedor, então vamos oferecer conteúdo e ferramentas para que ele possa se desenvolver com mais autonomia na sua trajetória profissional  e se atualizar desse novo mercado digital. Um artista que se cadastra na rede tem acesso a tudo isso gratuitamente e seu perfil pode ser visualizado por mais pessoas, o que possibilita mais contratações através do contato direto dos interessados. Além disso, em breve teremos uma ferramenta de pagamento disponível, garantindo segurança ao artista e ao contratante.


Sarah Mascarenhas - Em breve vocês terão uma casa pra chamar de sua, qual é a proposta do espaço We Jam?
Natasha Barbosa - Sim, e estamos muito animados! A proposta é criar o primeiro campus de empreendedorismo artístico e criativo para pensar e criar o futuro. Para criar a cultura de empreendedorismo artístico e criativo, gerando oportunidades, aprendizado e experiências num espaço propício para aprender, fazer e conviver. Enfim, um lugar que reúne talentos, artistas, criativos, criadores e educadores. 
Nosso conceito é totalmente inspirado em casos de artistas que mudaram o status quo da humanidade através de suas inovações, invenções ou empreendedorismo. A citar Hedy Lamarr a atriz inventora do sistema que possibilitou o desenvolvimento da base do sistema de telefonia móvel (celular)e o WiFi, Walt Disney empreendedor e inventor que construiu o primeiro protótipo da cidade do futuro totalmente sustentável e Leonardo Da Vinci, que entre tantas invenções, inventou o helicóptero no século XV.

Sarah Mascarenhas - Deixo aqui o espaço para que convidem mais artistas a se cadastrarem na plataforma
Natasha Barbosa - Você tem o sonho de viver da própria arte? Quer ter mais liberdade para escolher com quem trabalhar? Ser contratado na vizinhança? Quer obter colaborações de colegas, artistas e criativos, para tirar grandes projetos do papel? Nossa plataforma já está no ar desde maio, os cadastros são gratuitos.
Faça parte da WeJam
A WeJam é um espaço para trocas e contratação de serviços artísticos e criativos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos