Pular para o conteúdo principal

Lauda Telejornalismo - exercício 06 de abril, 2010

ATÉ QUE PONTO PODEMOS ACREDITAR NO QUE SAI PUBLICADO EM REVISTAS E JORNAIS? NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2010 FOI PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE
SÃO PAULO UM ARTIGO ESCRITO POR CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA, OMBUDSMAN DO VEÍCULO.


NESTE ARTIGO CARLOS EDUARDO DISCUTE OS TEMAS CREDIBILIDADE E APURAÇÃO NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA. O FATO QUE DESENCADEOU ESTA CRÍTICA ERA A ENTREVISTA QUE HAVIA SIDO PUBLICADO NO DIA 9 DE SETEMBRO SOBRE O PROBLEMA QUE AS MARGINAIS DA CAPITAL PAULISTANA CAUSAVAM À CIDADE.


NA MATÉRIA O ENTREVISTADO FOI ROBERTO WATANABE, QUE SE DIZIA PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO. DIAS DEPOIS DA PUBLICAÇAO, A REDAÇÃO RECEBEU NOVAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO CONTATO DE UM LEITOR, E DESCOBRIU A VERDADEIRA ESPECIALIDADE DO ENTREVISTADO.


O QUE IMPORTA MAIS NESTA DISCUSSÃO FOI A FALTA DE INCIATIVA, E CHECAGEM DE INFORMAÇÃO. O REPÓRTER QUE REALIZOU A ENTREVISTA DEIXOU ISSO CLARO NA ERRATA QUE FOI IMPRESSA DEPOIS DECLARANDO QUE A INFORMAÇÃO HAVIA SIDO FORNECIDA PELO PRÓPRIO ENTREVISTADO.


QUE LIÇÃO PODEMOS TIRAR DESTA SITUAÇÃO? É SEMPRE BOM REVISAR QUALQUER TEXTO ANTES DE PUBLICA-LO, ALÉM DE É CLARO CHECAR SEMPRE TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A FONTE OU FORNECIDAS POR ELA.

Radiojornalismo - matéria para boletim 30 de setembro de 2009
O dia do Nu Pedagógico
Num ato de manifestação trabalhista, professores de São Paulo convocam colegas para se unirem ao protesto para o reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho.
Este ato acontecerá no dia quinze de outubro, dia em que é comemorada a profissão, a partir das duas horas da tarde, em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, Centro de São Paulo.
A idéia do chamado “Dia do Nu Pedagógico”, é que os docentes ao pedirem aumento salarial tirem as roupas diante da Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República.
São esperadas no protesto cerca de dez mil pessoas – aproximadamente mil delas deverão aderir à nudez.
As entidades que já confirmaram presença na manifestação foram: Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação, Centro do Professorado Paulista, Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo, além do Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo.
Este dia dos professores será marcado com a manifestação mais inusitada na história das lutas de classe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos