Pular para o conteúdo principal

Edital de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais

Publicado: 14 de fevereiro de 2011
Site: Movimento Cultura Brasil


Inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro de 2011

O Ministério da Cultura prorrogou até o dia 28 de fevereiro o prazo final para o envio de propostas ao Concurso Público deEstímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais. As instituições poderão receber recursos de até R$ 200 mil para melhorar suas atividades de arrecadação e distribuição dos valores relativos aos direitos autorais.

Grupos que queiram criar uma nova entidade também podem receber os recursos. O objetivo é tornar o sistema de arrecadação e distribuição desses direitos mais justo e eficaz, impactando a remuneração dos autores e a economia da cultura. Haverá até três entidades contempladas.

Como não é possível cada autor controlar todos os usos públicos de sua obra, ele se junta a outros criadores em associações de gestão coletiva. Essas entidades ficam responsáveis por cobrar o pagamento de quem utiliza as obras (emissoras de TV, bares, restaurantes, casas de shows) e então, por critérios definidos dentro da própria entidade, paga cada um de seus associados.

A qualidade do trabalho dessas instituições está ligada à transparência de suas ações tanto para quem paga como quem recebe direitos autorais, à gestão democrática e à capacidade técnico-administrativa, que contribui para os autores recebam seus direitos em prazos curtos. As propostas a serem contempladas pelo edital deverão ter essas características.

Confira a Portaria de prorrogação.

__________________________________

(Atualizado em 25/11/2010)

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais/Diretoria de Direitos Intelectuais, lançaram na sexta-feira, dia 15 de outubro, o Concurso Público de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais. As inscrições ficam abertas de 18 de outubro até 1º de dezembro de 2010.

O edital visa fomentar a implementação ou modernização operacional de entidades de gestão coletiva de direitos autorais. Essa ação visa promover redução dos custos operacionais, aumento na arrecadação relativa a direitos autorais e distribuição mais justa e eficaz com um significativo impacto na economia da cultura, em vários segmentos culturais.

Serão premiados até 3 (três) projetos, que receberão o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada um. Para se inscrever, os proponentes deverão apresentar os seguintes documentos segundo o edital:

a) Formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido e assinado pelo representante legal da entidade;

b) Declaração de observância do item 3.2, devidamente assinada (Anexo II);

c) Plano de Negócios conforme item 4.4;

d) Cópia simples do cartão do CNPJ da instituição proponente ou comprovante de inscrição e de situação cadastral, emitido

na página eletrônica da Receita Federal.

e) Cópia simples do estatuto da entidade, registrado em cartório;

f) Cópia simples da última ata de eleição, registrada em cartório;

g) Cópia simples do regimento interno da entidade, se houver; e

h) Outros materiais que comprovem as realizações do proponente, como impressos, reportagens jornalísticas, portfólio etc.

Somente serão aceitas as inscrições enviadas pela Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, por meio de SEDEX, com documentos impressos para o seguinte endereço:

CONCURSO PÚBLICO DE ESTÍMULO À GESTÃO COLETIVA

DE DIREITOS AUTORAIS

Ministério da Cultura

Secretaria de Políticas Culturais (SPC)

Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI)

Esplanada dos Ministérios, Bloco B – 2º andar

70068-900 – Brasília / DF

Confira o edital na íntegra e seus anexos:

Edital – Gestão Coletiva – Versão final

Anexo I Publicado no Observatório dos Editais

Anexo II Publicado no Observatório dos Editais

Anexo III Publicado no Observatório dos Editais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos