Pular para o conteúdo principal

"Sucinto mais nem tanto"

Adorei escrever este texto. O professor Thiago é um professor  do ICMC e valeu muito a epena entrevistá-lo. O projeto SUCINTO, não é nada sucinto e quando estiver pronto será uma ferramenta de pesquisa fantástica para qualquer um, porém os jornalistas, assessores de imprensa terão em mãos mais uma ferramenta que agilizará muito o processo de levantamento de informações na hora de fazer buscas nos "goolges" pela rede! Boa leitura!



Sucinto - geração de resumos a partir de muitos documentos

Grupo de pesquisa do ICMC estuda como gerar sumários multidocumento através de análise semântico-discursiva.

Por: Sarah Mascarenhas 


Hoje é comum ver as pessoas dizendo que estamos vivendo a sociedade da informação, submersos num oceano de conteúdo informativo. A pergunta que surge é: como filtrar as boas informações? No Brasil, um grupo de pesquisadores se dedica a desenvolver uma ferramenta que gera automaticamente resumo das notícias ao pesquisarmos um assunto nos buscadores da internet. 


O Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) está desenvolvendo o projeto Sucinto, que tem como objetivo desenvolver um sistema amigável que gere automaticamente um resumo sobre um determinado tema pesquisado. O projeto é realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), da USP São Carlos, com colaboração de pesquisadores de outras instituições e países. O NILC foi formado em 1993 e já desenvolveu grandes pesquisas como o plug-in do Office da Microsoft, um sistema de revisão gramatical do português, além de diversos outros aplicativos. Em nosso país, são pioneiros nessa linha de pesquisa e o Sucinto é mais audacioso do que parece, como explicou o coordenador do projeto, Prof. Dr. Thiago A. S. Pardo. 

Digamos que se queira saber sobre a eleição da presidente Dilma: ao acessar a internet e utilizar um buscador de notícias, como o Google ou Yahoo, quando se digita um assunto como este é bem provável que o resultado encontre milhares de notícias e documentos falando sobre isso. Como acessar a informação mais relevante, mais completa? Esse é o desafio para qualquer internauta e também para os pesquisadores, conforme explica o professor Thiago: como gerar automaticamente um resumo sem conter redundância, tratando-se as contradições, respeitando a cronologia dos fatos e ainda construir uma síntese que seja coesa e coerente, adequada as regras gramaticais? 

Para resolver todos os desafios que são apresentados ao longo do projeto, o pesquisador conta com uma equipe de vários alunos: “Tenho 10 alunos envolvidos nisso, desde a iniciação científica até o mestrado e doutorado”. Desta forma o Sucinto será composto de diversos sistemas complementares para que, quando pronto, seu manuseio seja simples para qualquer usuário da internet. Cada aluno é responsável por solucionar um problema para que o sistema funcione. O diferencial deste sistema é trabalhar com textos em português aliando técnicas estatísticas a análises semântico-discursivas, as quais tentam interpretar em certo nível o conteúdo dos textos. 

O ideal deste sistema é que na página dos buscadores haja um botão gerar resumo que, ao ser clicado, traz o resumo de um apanhado de documentos. Maria Lucia Castro já tem seu sistema quase pronto e conta que ele esta sendo desenvolvido para gerar resumos a partir do interesse do usuário, até a etapa em que o internauta vai para a página do buscador e seleciona o assunto de seu interesse. 


Para o disponibilização do sistema online ainda há necessidade de tornar a interface do software mais amigável. Outro sistema quase pronto é o de Érick Maziero que complementará o sistema da estudante Maria Lucia, permitindo que o usuário navegue nas análises realizadas pelo sistema através de grafos, uma representação visual destas. “No meu trabalho eu idealizo fazer uma interface gráfica em que o usuário possa navegar nessa análise”, conta o estudante. 

Essa é uma ferramenta que vai agradar grande parte dos usuários na internet, e também a começar a desbravar um caminho para vivermos mais bem informados neste oceano de conteúdo informativo.


Informações:
Tel: (16) 3373-8170


Comentários

  1. Sarah querida, gostei da matéria. Fiquei curioso, inclusive. Sugiro que converse com o João para transformar isso em pauta do Notícias UFSCar. Que tal? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já sugeri, já estamos trabalhando nela!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos