Pular para o conteúdo principal

Tem Pressão Massacrando

Se não bastasse ficar inchada, sentir dores, ovulação, um calor enorme, sangrar todo mês por no mínimo 4 dias, algumas de nós tem que lidar com a famosa TPM.

Estou hoje escrevendo porque estou enfrentando a dita cuja neste momento. E como me sinto? Sinto minha energia mais intensa e agitada, mãos e pés gelados suando muito. Falta de apetite, irritação, tolerância ZERO!Vontade de gritar embaixo de uma cachoeira bem gelada!

Sinceramente não gosto desta companheira ciclíca. Ela acentua a necessidade de trabalhar meu auto controle emocional, com mais ferocidade que qualquer outro dia! E olha que ultimamente prudência, flexibilidade e bom senso tem sido grandes aliados. 

Tenho costumado dizer que tenho duas Sarah's dentro da minha cabeça. Uma é um Labrador agitado que não se preoucupa muito em fazer uma bagunça daquelas, seja onde estiver, com quem estiver em volta! Ele liga o "Botão do Foda-se" e apavora! A outra Sarah, a que tem prevalecido, repete incansavelmente: "Preste atenção! Foco e Respiração! E vamo que vamo!". Esta é Zen, prudente! Eu quero ela se sobressaindo por muito tempo. 

Voltando à como me sinto durante o ciclo e especificamente quando entro na TPM. Eu sinto meu corpo ovulando, sei quando a menstruação virá, pois as cólicas já se fazem presentes, a cabeça dói e os seios como incham!! Nossaaa!! E o meu estado de espírito, a luta constante para me manter equilibrada? Tudo fica atrapalhado, minha produtividade cai, tudo está sujeito as trepidações energéticas que a TPM proporciona.

É como se fosse uma área de alta tensão, sinto meu corpo vibrando, quente, a cabeça agitada, pensamentos negativos, agressivos, intolerantes. Não tenho vontade de falar e sim reclamar! O silêncio e a solidão nessas horas me ajudam muito. E é sério, eu sinto um campo de energia muito maior que eu querendo tomar conta e ligar o "botão do Foda-se" sem pestanejar!

Então vamos lá, os ciclos mestruais na mulher tem geralmente 21 ou 28 dias. Durante este ciclo o que acontece?  Cada mulher tem o seu tempo, sua função hormonal calibrada pelo seu metabolismo e inúmeros fatores como alimentação, inteligência emocional, sociabilidade...e por aí vai.

O bom é que o mês tem 30 ou 31 dias, as vezes temos 2 ou 3 dias de descanso desta sensação...uffa

Uma outra mulher que sofre da TPM estava me contando: "Ai ficar mestruada me deixa com as pernas pesadas, a cabeça dolorida." - detalhe esta já está enfrentando o final da vida com ciclos mestruais, entrando na menopausa...

Conheci uma banda aqui em São Carlos há alguns anos que compuseram uma música chamada TPM Song. Traduz realmente muita coisa sobre esta infeliz companheira!

Mas vai algo positivo tem que rolar! Um aprendizado, um carinho, algo que possa ajudar a ser melhor no mês seguinte!

Dessa vez eu não dei "piti"! Em dois ou três momentos esta semana senti vontade de voar no pescoço de algumas pessoas. Respirei bem fundo e falei com a voz dura, nem grossa ou ofensiva, apenas limitando a minha capacidade de tornar a situação num combate, em que o labrador que habita o meu ser, quisesse acordar e devastar o ambiente.

Enfim momento desabafo pra manter a sanidade nesta etapa do ciclo, quem sabe tendo consciência disso no mês que vem eu consigo deixar com que esta "dita" me abale um pouco menos.

Comentários

  1. adorei!!! controlando o labrador!! curti o texto demais sarita!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos