Pular para o conteúdo principal

achados e perdidos...

Achei este texto perdido nos rascunhos....










por Sarah Cura
da Magdala Cultura Viva


Desde 2007 por indicação do Marcelo (Demosul) surgiu à proposta do Pablo Capilé de fazer um festival integrado, o Grito Rock Brasil 2007, naquele momento São Carlos contava com uma casa noturna do porte de capital, o bar Satori, onde toda programação era voltada pra bandas autorais e como não é fácil trabalhar nesse ramo a casa sucumbiu ao desgosto do pagode.

São Carlos desde há muito tempo tem muita ação cultural, justamente por ter 2 grandes universidades, já foi considerada a “Atenas paulista”, portanto tem um leque de produtores culturais enorme, bandas aos montes e o que falta mesmo atualmente são espaços que valorizem seus trabalhos.


No ano de 2007 tivemos um grande ganho em termos de valorização à música independente, a Rádio UFSCar. O Rock Público também surgiu de conversas informais entre produtores musicais sobre o movimento da música independente, dessas trocas surgiu uma lista de discussão na internet, propostas de reuniões e ações e um site.


Sem falar só do Rock, a galera que curti o rock mais punk-HC, também nunca esteve desamparada, um pessoal jovem e determinado que nunca deixaram de impor suas opiniões e manias. No ano passado rolou o CarnaPunk (Roxiúrus Produções), pequenos festivais de bandas locais “a rodo”, Festival EscutaEssa & Caaso (Nilo e Centro Acadêmico central da USP - São Carlos) com premiação em dinheiro, o Rock na Estação (Suely – cultura independente), o FestMais (iniciativa da prefeitura com premiação em dinheiro) e finalmente o Contato (Rádio UFSCar).


O Grito Rock edição São Carlos objetiva juntar essas pessoas para realizá-lo, pois esse evento tem função fundamental para o fortalecimento da movimentação pró - música independente e todos os envolvidos acreditam que a filosofia “do it yourself” dos anos 80, que para o bem de todos, foi engolida pelas possíveis redes de trabalho proporcionadas pelo uso da internet e seus “IM’s”.


A união realmente faz a força e a internet veio ai para concretizar isso. O grande lance desse festival é justamente os produtores e bandas trabalharem juntos para que exista efetivamente uma grande movimentação pró - música independente, para que isso fortaleça não só a cidade do evento, mas motive as que estão em volta a participar dessa cadeia.


Para a edição em São Carlos tivemos 64 bandas inscritas. Selecionamos 8 bandas dentre estas. O Grito Rock 2008 edição São Carlos será realizado no dia 5 de fevereiro no Armazém bar



Confirma a programação do Grito Rock São Carlos:

05.02.2008
Fenícia
Stranhos azuis

Pazzio

Motormama
Charme Chulo
Soul Stripper

The Trash

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos