Pular para o conteúdo principal

A velha na cadeira de balanço...

Sempre tive algumas certezas na vida. Desde criança algumas ideias que podem ser quase consideradas ideias fixas! Quando eu era criança eu tinha certeza que seria a mais baixa entre meus irmãos, e sou. Na adolescência eu tinha convicção que não engravidaria antes dos 21, completei 22 e hoje temos a Letícia. Em minha mente, pensando no futuro, tinha outra certeza, a de ter a minha mãe por perto por muitos e muitos anos. Eu a imaginava uma senhora sempre a frente do seu tempo, muito ativa artisticamente, brincalhona e aquela barulheira que sempre rondava suas ações!! A Helena gritava gente, e gritava muito alto! A imagem que trago no meu coração, é de uma senhora sentada em sua cadeira de balanço, rodeada de netos e bisnetos, em sua varanda da casa circular no Broa! Ela com seu violão cantando, brncando e gritando com a continuidade de sua vida!! Porém ela se foi (lágrimas escorrem dos meus olhos) e a minha visão dela velhinha não se concretizou! Nunca esperei ou levei em consideração a possibilidade dela não estar por perto ao longo de minha vida! Minha mãe sempre foi meu exemplo de sanidade e de loucura!! A pessoa se casou com 16 anos, dos 17 aos 21 teve quatro filhos, trouxe em sua bagagem uma história rica, uma história de fé e amor pela arte! Uma coragem incrível! Seu vigor não é reconhecido nas pessoas assim tão facilmente! Aos 32 se separou, criou os filhos e aos 42 deixou este mundo terreno. Vida curta e intensa! Mãe, missionária, cantora, administradora, produtora, amiga, mulher, linda, carinhosa, muito, mais muito amorosa. Enfim to escrevendo tudo isso por uma outra coisa, não pra expressar o quanto sinto a falta da Heleninha, mas pra externalizar que a velha da minha cabeça pode ser eu, pois com já disse tenho algumas ideias fixas que trago desde criança e a ultima delas é que eu vou ter uma vida longa, longa como a da minha bisavó bartyra, e assim como  minha vó Marucha, eu vou adorar ter uma cadeira de balanço, principalmente numa casa circular na beira do Broa, cercada de netos, sobrinhos-netos e bisnetos. Isso sim é um bom jeito de encerrar a vida neste mundo! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos