Pular para o conteúdo principal

Programação de Abril a Junho de 2012 - Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda



Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda
Rua São Paulo, 745 - Centro - Cep: 13560-053 - São Carlos/SP
(16) 3372-8882 / 3372-9624 | sergiobuarquedeholanda@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 21h30 e sábado das 13h às 18h

ACERVOS CULTURAIS
OFICINA DE INTRODUÇÃO À CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE DOCUMENTOS E LEITURA PALEOGRÁFICA
Coordenação: Aline Midori.
18/4 a 30/5 – quartas e quintas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: arquivistas, profissionais de museus, estudantes e demais interessados.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
25 vagas.
Apresentação de técnicas de conservação de diferentes tipos de documentos, destacando aspectos ideais de arquivamento, conservação e manuseio. A oficina também trará uma introdução à leitura paleográfica – leitura de documentos manuscritos –, suas normas de transcrição e abreviaturas mais utilizadas, com estudo de documentos autênticos do período escravocrata brasileiro.
Aline Midori é formada em Arquivologia pela Unesp, com MBA em Gestão Empresarial pela Unicep. É responsável pelo Arquivo Histórico do Centro de Documentação e Informação Casa do Pinhal em São Carlos.

ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE ÓLEO SOBRE TELA
Coordenação: Mayra Calligaris.
19/4 a 28/6 – quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: iniciantes a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: questionário.
25 vagas.
A partir da metodologia de ensino de artes desenvolvida pela americana Betty Edwards, esta oficina tem como objetivo transmitir técnicas de pintura a óleo, por meio de exercícios de luz, sombra, textura, cor e composição.
A artista plástica Mayra Calligaris é professora de artes para crianças e adultos no Atelier Bellintani e Calligaris. Realizou exposições individuais e participou de coletivas em várias cidades do interior; desde 1994 também atua como cenógrafa de dança e teatro.
OFICINA DE MÁSCARAS AFRICANAS
Coordenação: Hellen Ditomaso.
28/4 a 16/6 – sábados – 13h30 às 17h30.
Público: iniciantes a partir de 15 anos.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
Oficina de criação de máscaras africanas empregando técnicas de papel machê: os participantes estudarão a importância das máscaras dentro de seu contexto cultural original, observando seus aspectos estéticos e as conexões com a dinâmica social dos povos africanos.
Hellen Ditomaso é artista plástica formada em Educação Artística pela Unesp-Bauru. Atua como arte-educadora, oferecendo cursos de artes em diversas instituições, como Sesc, Centro-Afro, Casa da Cultura e escolas de educação básica.

AUDIOVISUAL
OFICINA: GRANDE OTELO – HISTÓRIA E OLHARES NO CINEMA BRASILEIRO
Coordenação: Fernando Nogueira.
19/4 a 28/6 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: interessados em cinema.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
Por meio do estudo da vida e obra do ator Grande Otelo, a atividade investigará a presença do negro na produção audiovisual brasileira, passando pelas chanchadas e produções do Cinema Novo, até as produções atuais.
Fernando Nogueira é formado em Ciências Sociais pela Unesp e possui vasta experiência como educador, produtor e programador cultural, atuando em áreas como cinema, folclore e cultura popular.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS / LITERATURA
OFICINA: CONTOS AFRICANOS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Wendy Palo.
16/4 a 25/6 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: educadores, professores, animadores culturais e demais interessados.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
Utilizando contos tradicionais da cultura africana como ponto de partida, a oficina apresentará técnicas de dramatização e expressão corporal e vocal, aplicadas a atividades de contação de histórias.
Wendy Palo é formada em Ciências Sociais pela UFSCar e trabalha com teatro e arte-educação desde 2002. É criadora do espaço Casa do Artista, hoje Instituto Cultural Janela Aberta, uma incubadora de artistas em São Carlos.

FOTOGRAFIA
OFICINA: FOTOGR'ÁFRICA – UM OLHAR FOTOMETRADO
Coordenação: Rogério Entringer.
19/4 a 31/5 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: iniciantes a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
25 vagas.
A partir de informações técnicas e conceituais da linguagem fotográfica e do estudo sobre a influência da cultura africana na formação da identidade nacional, os participantes serão levados a produzir trabalhos fotográficos que evidenciem este legado cultural nos dias atuais.
Rogério Entringer é graduado em História pela Unesp e pós-graduado em História da Arte e da Arquitetura pela PUC-RJ. Professor de História, Artes Plásticas e Fotografia, foi premiado no XXIII Salão Almeida Jr. da Associação Piracicabana de Artistas Plásticos e no V Salão Nacional de Fotografia de Araras.
OFICINA: FOTOGRAFANDO EM DIGITAL
Coordenação: Carlos Altino.
28/4 a 30/6 – sábados – 14h30 às 17h30.
Público: interessados com conhecimento prévio, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 24/4.
Seleção: questionário.
25 vagas.
Atividade voltada à compreensão da linguagem fotográfica, oferecendo bases práticas e teóricas para a obtenção de imagens de qualidade pelo processo digital.
Carlos Altino é graduado em Pedagogia pela Fundação Santo André e professor de Fotografia Publicitária nos cursos de Publicidade e Propaganda da Unicep e Senac.

MÚSICA
CONCERTOS DIDÁTICOS: ORQUESTRA DE CÂMARA DA FILARMÔNICA DE SÃO CARLOS
Maestrina: Flávia Bombonato.
9/4 – segunda-feira – 10h;
26/4 – quinta-feira – 20h;
28/5 – segunda-feira – 10h.
Indicação: livre.
200 lugares por apresentação.
A Orquestra Filarmônica de São Carlos foi criada em 2007 e já se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades do interior. Sob a regência de Flávia Bombonato, os concertos apresentarão obras de grandes compositores eruditos, dando também oportunidade ao público de se informar mais sobre as composições e seus autores, os períodos da história da música e o funcionamento de uma orquestra.
OFICINA: OS SONS DA ÁFRICA E A CULTURA BRASILEIRA – CONHECENDO MAIS DESTA MISTURA
Coordenação: Beto Oliveira.
17/4 a 26/6 – terças-feiras – 14h às 17h.
Público: iniciantes a partir de 12 anos.
Inscrições: 2 a 13/4.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
Atividade de prática de percussão, com exercícios de técnicas de toque e leitura de partitura, que apresentará instrumentos – agogô, caxixi, tambores regionais – e ritmos musicais de raiz africana presentes na cultura brasileira, como samba, ijexá, xote e maracatu, entre outros.
Percussionista há 18 anos, Beto Oliveira já puxou escola de samba em Araraquara, onde foi instrutor do Projeto Guri, e atua como educador cultural. Jurado em vários concursos de música, também participou de encontros internacionais na África. Em 2008 lançou o DVD "Ritmos do Brasil", sobre sua trajetória musical e os ritmos mais utilizados no país.
OFICINA: A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO – POSSIBILIDADES DE CONHECER DIFERENTES CULTURAS
Coordenação: Marluci Rios.
17/4 a 26/6 – terças-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: professores, educadores e demais interessados.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
Por meio de vivências e exercícios práticos, esta oficina voltada a multiplicadores apresentará técnicas de musicalização a serem aplicadas em ambientes educacionais, complementadas pelo estudo de repertório afro-brasileiro.
Instrumentista da Orquestra Experimental da UFSCar desde 1995, Marluci Rios é pedagoga e educadora musical. Professora de piano, flauta doce, técnica vocal e musicalização infantil, também atua como regente de conjuntos corais e instrumentais.
OFICINA DE TÉCNICA VOCAL PARA INICIANTES
Coordenação: Cassiano Antunes.
20/4 a 29/6 – sextas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: questionário.
30 vagas.
Com o objetivo de preparar a voz para atividades de canto, a oficina fornecerá técnicas de respiração, aquecimento vocal e relaxamento para a prática de canto coral, com repertório baseado na influência africana no contexto cultural brasileiro.
Cassiano Antunes é fonoaudiólogo clínico, formado pelo Centro Universitário de Araraquara, e trabalha como professor de técnica vocal, comunicação oral e musicalização para instituições educacionais e grupos de música e teatro.

TEATRO
OFICINA: READAPTAÇÃO DO MUSICAL "ARENA CONTA ZUMBI"
Coordenação: Márcia Casaburi.
17/4 a 26/6 – terças-feiras – 14h às 17h.
Público: iniciantes a partir de 12 anos.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
A oficina propõe uma recriação cênica da obra "Arena Conta Zumbi", de autoria de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, por meio de vivências e jogos teatrais que explorarão os aspectos textuais, cenográficos, interpretativos e musicais do espetáculo.
Márcia Casaburi, pedagoga formada pela UFSCar, é professora de educação artística e atriz teatral. Foi professora convidada do Senac, ministrando aulas de Teoria da Comunicação e Contação de Histórias.
OFICINA DE ARQUITETURA TEATRAL
Coordenação: Getúlio Alho.
18/4 a 20/6 – quartas-feiras – 18h às 21h.
Público: pessoas ligadas às artes cênicas, arquitetos e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 14/4.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
Exposição das diversas formas de estruturação do espaço cênico, oferecendo ao participante uma visão ampla sobre as possibilidades de encenação de acordo com a arquitetura do ambiente, por meio da abordagem de tópicos como o teatro na antiguidade, a cena medieval, o teatro elisabetano, o teatro de ópera e o teatro moderno.
Getúlio Alho é mestre em Arquitetura pela USP. Dramaturgo premiado, foi diretor do Teatro Municipal de São Carlos e atualmente dirige o grupo Teatro da Casa Velha. É membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo.
WORKSHOP DE LEITURA DRAMÁTICA
Coordenação: Belissa Jambersi.
16/5 – quarta-feira – 17h45 às 21h45.
Público: interessados com conhecimento em teatro.
Inscrições: 2/4 a 11/5.
Seleção: carta de interesse.
25 vagas.
Workshop que visa explorar a leitura dramática de textos presentes no livro "O Negro em Versos", organizado por Luiz Carlos dos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares, desenvolvendo a capacidade de leitura articulada à interpretação e ao processo de criação cênico.
Belissa Jambersi é formada em Pedagogia pela UFSCar. Foi representante brasileira no 3º Festival Internacional Hispânico de Contadores de Histórias em Miami, em 2010, e no Encontro de Contadores de Histórias e Lendas em Buga (Colômbia), em 2009 e 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos