Pular para o conteúdo principal

PressTrip SP-Arte 2016


 A convite do shopping Iguatemi São Carlos, no dia 6 de abril fui a São Paulo para uma preview Opening da feira SP-arte 2016. O evento ficou aberto ao público de 7 a 10 de abril no pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. Esta foi a primeira edição que aconteceu lá, e por isso tem muito sentido esclarecer a diferença entre uma Bienal de artes e a SP-Arte. O evento SP-Arte tem o caráter de feira de negócios para além da apreciação de obras de arte. E também traz as novidades e tendencias, como se fosse a Fashion Week da arte. É o evento que dita as tendencias do ano para as artes plásticas. 


Este ano estavam presentes mais de 120 galerias de arte do mundo. Sendo assim, os três andares do pavilhão foram tomados pela feira, que buscava estimular a venda de obras de arte para instituições privadas e públicas, além de também buscar por pessoas físicas interessadas no mecenato.





 O evento contou com uma programação de performances. As apresentações foram selecionadas através de uma parceria entre Centro Universitário Belas Artes e a SP-arte 2016. A diversidade das obras reflete uma mistura da tecnologia e manifestações da vida urbana cotidiana. Este ano foi a primeira vez que o design ganha uma área totalmente dedicada ao setor. 



Com mais de 120 galerias do mundo, tivemos a oportunidade de entrar em contato com inúmeras referencias na utilização de objetos do cotidiano. No dia 6, durante a preview opening, muitos negócios já estavam sendo fechados já no primeiro dia. O Iguatemi adquiriu duas ou três obras na SP -Arte 2016.


 Os jornalistas convidados pela rede Iguatemi foram recebidos no lounge Iguatemi/Oi, o ponto de recepção da PressTrip. Lá, pudemos apreciar café Illy e alguns petiscos doces, tudo muito delicioso. Também havia um material exclusivo sobre a coleção de arte Iguatemi. O lounge exclusivo foi projetado por José Marton, artista visual, designer e colecionador de arte contemporânea. O espaço foi construído com pedaços de madeira, o layout foi inspirado no ábaco, aquele objeto de calcular.



Houve uma visita guiada oferecida pela assessoria de imprensa da rede Iguatemi. O tour guiado durou pouco mais de uma hora, ou seja, muito rápido para andar nos três andares do pavilhão da Bienal. Durante a visita guiada, muito foi dito a respeito de como um objeto comum se inserido num outro contexto pode tornar-se arte.



Nossa guia lembrou bem como um objeto comum, que pode até ser considerado "brega" pode se tornar uma obra de arte ao remontar uma experiencia no espectador. Ilustrou a visita com as obras em exposição que você pode conferir no álbum publicado na página RodaMob.







Wanda Pimentel expôs sua serie de telas-livro, é isso mesmo, cada quadro desse vem nessa caixa e a tela é a capa de um livro! 









Havia uma obra que trazia um PM como parte da obra, que foi comprada pelo MAM! É um choque quando você anda pela feira e se depara com um policial no meio das obras de arte, e mais chocante ainda quando o artista Cuquinha conta que ele faz parte do contexto artístico. Claro que trata-se de um ator, o que faz da obra ainda mais surpreendente, já que o uniforme, armas e todo equipamentos são oficiais da policia militar do estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos