Pular para o conteúdo principal

Aplauso Cia de dança promove dança no quiosque


Uma das coisas que mais tem me causado impacto aqui em Santos, é o fato de que é comum  os artistas locais ocuparem os espaços. Dessa vez, uma companhia de dança em parceria com um dos  quiosques da orla, vão ampliar a programação da concha acústica neste sábado, 28 de outubro. A Aplauso Cia e o Quiosque Cinza, se unem mais uma vez para propagar arte pela orla. À partir das 18h, quem estiver no canal 3 poderá curtir a apresentação do espetáculo "Santos de frente pro mundo" dirigido por Luciana Raccini e Sueli Cherbino.
A Aplauso Cia surgiu há três anos, mais especificamente em novembro de 2014, quando Luciana e Sueli retornaram à Santos com o intuito de resgatar e  reformular o cenário da dança. Com parceria que começou na década de 80, ambas acreditam no poder transformador da arte e  realizam um trabalho baseado na formação do indivíduo, que extrapola a fisicalidade explorada nas aulas de Ballet comumente oferecidas pelas escolas.
A coreografia "Santos de frente pro mundo" tem várias curiosidades:  a primeira é explorar as múltiplas facetas da cidade, assim como os diferentes corpos que integram o elenco e sua formação como bailarinos. A Aplauso Cia valoriza as diferenças em todos os sentidos, então no palco tem bailarino que veio da escola clássica, atores, circenses, artista plástico, jovens, adultos, pessoas maduras, enfim o diverso está bem representado no palco.
Criada para homenagear a cidade, o espetáculo tem uma temática mais genérica para poder dar conta da diversidade. Falar de Santos é algo comum a todos os bailarinos, um ballet contemporâneo que guia o espectador para diversos pontos da cidade, desde o futebol, as ondas do mar, o porto e suas embarcações que levam e trazem informações do e para o mundo todo.
Quem conhece o trabalho de Raccini, possivelmente lembra da premiada coreografia "Defronte" (1991) que hoje é chamada de "Jardim da orla" e compõe o espetáculo Santos de frente pro mundo. Neste corpo de baile há outro fato interessante, uma das novas bailarinas interpreta o papel que originalmente sua mãe fez quando o espetáculo foi montado.
Fazer dança contemporânea em Santos é um resgate de um  cenário rico que se desarticulou, para Luciana a expressão corporal através da dança "é um conhecimento, uma experiência que deve ser  proporcionada desde que se toma consciência do corpo, desde pequeno", explica a diretora.
A ideia é começar a apresentação no quiosque do Cinza, ali no canal 3, e seguir para a concha acústica, onde o elenco já estará pronto para começar o ato. Sueli Cherbino fará um solo nas mesas do quiosque Cinza, a história é de uma mulher que está à espera de alguém que não aparece, partindo daí, ela busca em meio as pessoas que estão ao redor alguém que dance com ela até a Concha. Uma proposta de atrair o público para o espetáculo que começará no palco  da avenida Vicente Carvalho.
Para Cassio Sanches, gerente do Cinza Beach Club, essa parceria vem pra somar com a proposta do espaço. Uma união de forças que surgiu naturalmente através da amizade de Luciana e Cassio, que comenta: "Desde quando abrimos a (general store)  nossa amiga e coreógrafa Luciana Raccini frequenta nosso espaço. A parceria nasceu naturalmente como todas as amizades e artes nascem. `Para nós com certeza a arte agrega muito valor, para todos nós seres humanos, nos ajuda a ampliar a visão e com isso criamos mais e arriscamos mais, com a Cinza não é diferente".
Então anota aí:
Serviço
"Santos de Frente pro mundo" por Aplauso Cia
28 de outubro às 18h
Quiosque Cinza e na sequência na Concha Acústica







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos