Pular para o conteúdo principal

Festival da Música Autoral e Independente Santista promove a diversidade musical

Festival da Música Autoral e Independente Santista promove a diversidade musical

MAIS CARTAZ.jpg
Entre os dias 13 e 15 de outubro, Santos poderá apreciar muitas opções da música autoral da baixada, o Festival MAIS em homenagem à data de nascimento do compositor santista Gilberto Mendes, e promoverá uma itinerância com 24 artistas dos mais variados estilos em três pontos da cidade. Então, fique atento para não se confundir e conferir tudo que está na programação!
Esse nome já soa um tanto familiar, se você costuma frequentar a Rua do Lazer aos domingos; pode notar uma kombi azul parada na praça das Bandeiras com música na rua, não é mesmo? Este é o Komboio Cultural, realizador da Ocupação MAIS que acontece gratuitamente em doses semanais, com apresentação de duas bandas da região. O mote que impulsiona essa atividade é justamente dar espaço e visibilidade para artistas e bandas da região que sentem a falta de espaços culturais para mostrar seus trabalhos autorais.
Então vamos lá, onde o Komboio Cultural vai passar durante os dias 13, 14 e 15 de outubro? A kombi tem como premissa levar arte e cultura para todos, seja em pontos turísticos com a intenção de destacar os artista locais, ou ir até onde não há ação cultural. Os três pontos escolhidos para a realização do MAIS foram: no dia 13 haverá show na Praça do Abílio Rodrigues Paes, no sábado dia 14, é a vez do parque do Emissário e pra fechar com chave de ouro no domingo, dia 15, os shows acontecerão na praça do Aquário.
E quem são os artistas que farão parte do Line Up do evento?  Para a escolha das bandas alguns critérios foram levados em consideração, primeiro a diversidade musical para garantir a representatividade musical da região e algumas bandas parceiras que já participaram da Ocupação MAIS.
A palavra chave do projeto é colaboratividade, este foi o norte da concepção do Festival MAIS. A programação ficou bem dividida, na sexta o foco é mais na cultura popular, mpb e forró, com destaque para a participação da banda Dona Zaíra, no sábado a cultura de rua toma seu espaço através dos grupos de hip hop, batalhas de MC’s e a participação do nigeriano Osas Destiny. O domingo enfatiza os estilos mais ligados ao rock, blues e jazz, o encerramento é com um dos maiores trombonistas do Brasil, Bocato.
A escolha de homenagear o maestro Gilberto Mendes está alinhada com toda dificuldade do fazer artístico que vive uma momento crítico no Brasil. Gilberto foi um artista que utilizou a arte como ferramenta política, foi o pai da música concreta, escreveu canções em defesa dos trabalhadores, foi uma figura fundamental na história social da música brasileira.
E é um dos maiores compositores da nossa região, tendo suas obras sendo executadas em todo o mundo.
A Ocupação MAIS é uma ação de valorização da cultura local e de resistência, atualmente com a crise vivenciada no país, os investimentos no setor de cultura tem sido cada vez menores. Ugo Castro convida a todos para conhecer esses artistas locais “é um festival para você ir e conhecer o que é feito na região, são grupos e artistas que acreditam no ato de criar um movimento autoral reconhecido e valorizado na baixada”


13/10 –  Praça Abílio Rodrigues Paes
16h Abertura do Festival – Orquestra de Cordas Sinfônica
16h30 – Trio Ekoa
17h30 – Mariaz
18h30 – Maracatu Zabelê
19h – Dog Joe
20h – Monique da Rocha
21h – Zaíra
Dj Caiaffo  
14/10 – Emissário
16h30 – Bateria Calunga – Projeto Camará
17h – Eskina do Samba  
18h – Imagreen
18h30 – Osas Destiny (Nigéria)
19h – Coletivo Baobá de Malê
20h – Noiz por Noiz
20h30 – Batalha de Rima
21h – Art Radical
Dj Buzina
15/10 – Praça do Aquário
15h Los Volks
16h Zebra Zebra
17h Erodelia
18h Br Combo
19h Mauro Hector
20h Bocato
Dj Lufer




CARTAZ ATRACOES.jpg
Serviço
MAIS FESTIVAL
DIAS 13, 14 e 15 DE OUTUBRO – 2017
Praça Abílio Rodrigues Paes
Parque Roberto Santini (Emissário Submarino)
Praça do Aquário
GRÁTIS

Mais informações:
MAIS é um movimento que abre cena para música autoral da Baixada Santista. Acontece desde 2013, já são 5 edições ocorridas. Esta é a maior edição do projeto e com a maior participação de compositores da região da Baixada Santista.
O Festival se propõe a atingir públicos variados, e aposta na programação de artistas que representem a diversidade da música santista, contemplando o samba, o rap, a MPB, a música regional, o pop, o rock e a música instrumental. A seleção dos artistas participantes foi realizada por curadoria especializada, baseada no mapeamento que o MAIS já realiza desde 2013.
O Festival tem apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo de Santos. Todo o repertório será de composições dos músicos participantes e convidados, detentores dos direitos autorais das obras executadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos