Pular para o conteúdo principal

Revisitar o passado e renova-lo isso é o Futurafrica Afrobraziliangrooves

Pra mim aqui em Santos tudo é novo, tenho feito novas descobertas o tempo todo, eis que surgiu na minha rede o coletivo Futurafrica Afrobrazilliangrooves, que há nove anos atua na baixada santista com o proposito de difundir a música, o afrofuturismo e promover a resistência cultural por aqui. Só este final de semana vai rolar duas atividades top em que o Futurafrica está envolvido, se liga: Hoje, sexta feira 20 de outubro, vai rolar a 7ª edição do Fela Day e no sabadão participam da 3ª Mostra de cinema Marginal Santista, ambas atividades acontecem no Buraco's Espaço de Resistência Cultural.

Essa semana eu tive a oportunidade de sentar com o Luiz Dias, mais conhecido como Lufer e o Sandro Bueno, integrantes do Futurafrica, pra trocar uma ideia e falar mais sobre o que é, qual a mensagem e as próximas ações do coletivo. Pra organizar o papo fomos ao começo dessa historia: Três amigos, Lufer, Sandro e Mauro, que tinham uma coisa em comum, o gosto por conhecer novos sons,  decidiram aprofundar essas pesquisas e conceber um projeto que olhe pra cultura negra, para o que acontecia nos guetos sem se prender ao passado, reformular e recriar. 

Isso foi em 2008, quando a primeira ação aconteceu, a ideia era promover festas que propagassem o resultado dessa grande pesquisa musical que eles realizavam. Uma premissa importante é que para o coletivo,  "O fazer artístico é um ato político, e queríamos trazer a tona nossas inquietações e insatisfações de como a cultura é valorizada no país e como a noite santista trata seus artistas. O Mauro tem a formação profissional de historiador, além de trabalhar no porto, pra ele trazer essa historia era importante e o Lufer chegou com a vontade de mixar, misturar estilos musicais através da discotecagem" conta Sandro.

A historia do coletivo tem quase uma década e, enquanto conversávamos, Sandro e Lufer contaram várias historias de eventos e dos bastidores sobre o funcionamento do coletivo. Foram responsáveis pela realização das Viradas Ilegais, ação artística-politica-cultural que discute o formato da Virada Cultural imposta pelo governo estadual, o Fela Day, que compõe o movimento mundial de celebração do aniversário do Fela Kuti. O extinto Torto Bar também recebeu o coletivo por um longo período, em que a equipe convidava MC's, cantores, poetas para participarem do Mic Aberto. 

Outra ação que precisa ser falada por aqui é a radio Futurafrica, esse projeto começou mesmo como um programa de radio na radiosilva.org.br e teve duas temporadas nas ondas radiofônicas. Mas fazer radio, quem faz sabe do que eu to falando, é uma energia muito contagiante e vibrante, depois que você faz não quer parar mais! E com esse pique surgiu mais uma formação do coletivo, as apresentações da radio Futurafrica que contemplam essa atmosfera de programa ao vivo in loco. Saca só que é isso que vai rolar hoje, sexta(20/10) e amanhã no Buraco em Santos.

Há dois anos o Futurafrica conta com uma nova formação, a banda, e assim, dão vazão a novas ideias e novos projetos. A formação atual do Futurafrica é Mauro, Sandro, Lúfer, Ozzy e Wylmar. A chegada de Wylmar e Ozzy faz a banda Futurafrica, porém como o coletivo se propõe, a ideia é remontar o conceito de banda, então, tem muito  sampler, sintetizador, efeito sonoro e mensagens de resistência.

Para 2018, a equipe de som Futurafrica promete lançar o primeiro álbum da equipe de som com músicas autorais, produtos de audiovisual e muito mais. Sobre as composições o Futurafrica conta que "Nossas músicas vão tratar de tudo isso, questões políticas, raciais, das delícias da vida, encontros, amores, psicodelias afrocaiçaras, o que a gente traz do afrofuturismo pra cidade, como falar da BlackTown sem ser pejorativo, mas enfatizar esse 'tubo de ensaio' que é Santos, quem sabe um dia a gente vê um monstro saindo do mar" explica Lúfer.

Então se liga ai, criei uma playlist no youtube pra vocês curtirem mais a equipe de som aqui oh https://goo.gl/jGMjyq, fora isso saiba onde encontrar mais informações sobre esse coletivo pioneiro e propulsor da cultura de resistência na baixada santista:




Próximas datas:
Fela Day Santos 2017
20/10 Sex 23h -Buraco's Espaço de Resistência Cultural - Santos

3a. Mostra Marginal de Cinema Santista no Buraco's
21/10 Sáb 21h - Buraco's Espaço de Resistência Cultural

Baile Black com Futuráfrica e Dica L. Marx (Cresparia no CCB)
3/11 -Sex 21h - Centro Cultural Butantã - São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos