Pular para o conteúdo principal

“Santos de frente pro mundo - A História que Dança” será lançado neste domingo

Livro trata do contexto da dança contemporânea na Baixada Santista
Capa oficial do livro Santos de frente pro mundo


Santos, 14 de novembro de 2017 - No dia 19 de novembro, às 17 horas, o SESC Santos recebe mais uma ação artística multidisciplinar. A Aplauso Cia de Dança convida a todos para participarem do lançamento de seu primeiro livro que aborda a história da dança contemporânea da cidade nas décadas de 80 e 90, e nos dias de hoje. “Santos de frente pro mundo” é uma coreografia criada para  explorar as múltiplas facetas da cidade, e também os diferentes corpos que integram o elenco e sua formação como bailarinos/intérpretes.


Luciana Raccini sempre teve a intenção de tornar pública a história da dança de Santos. Em seus anos de atuação como educadora de dança, coreógrafa, diretora, produtora e intérprete, ela manteve um registro histórico desse percurso, e principalmente, como ela ressalta: “contar a história das relações afetivas que a dança criou na vida de quem a construiu. Tivemos o grato reconhecimento quando fomos selecionados pelo FACULT, edital de financiamento municipal para projetos culturais”.


Para realizar este grande projeto, Raccini contou com o apoio de todo o corpo de intérpretes da companhia e dentre eles, Barbara Muglia Rodrigues teve papel fundamental na realização deste projeto.  Rodrigues tem o tino de educadora semelhante ao de Luciana, e isso fez com que a diretora solicitasse o olhar da intérprete na criação de uma obra poético-imagética através do olhar dos fotografos Lairton Carvalho e Nana Loureiro, que acompanharam o processo de criação da coreografia “Santos de Frente pro Mundo”, desde seu embrião.

A história da dança contemporânea no Brasil tem Santos como uma das cidades que construíram e serviram como inspiração por gerações. Foram tempos em que as companhias locais desenvoıviam trabalhos de alta qualidade técnico artística, se destacando pela linguagem inovadora, em mostras e festivais de todo país, principalmente, os Festivais de Joinville, a Bienal Sesc de Dança e o Mapa Cultural Paulista. Por isso, quando Raccini e Sueli Cherbino, diretora da Cia, se reencontraram em Santos, em 2014, perceberam que a força de seu trabalho ainda vivia e resolveram se reunir mais uma vez, a fim de fortalecer este cenário tão promissor.


Sobre a seleção das fotos e o que conta o livro, Raccini explicou sobre a escolha das imagens para narrar tudo isso: “Há muitas fotos e registros de todos esses anos, tanto de palco como de intervenções e ensaios. Nós decidimos trabalhar apenas com fotografias de palco produzidas por Nana Loureiro e Lairton Carvalho, que são os fotógrafos que nos acompanharam, oficialmente, durante todos esses anos”. Rodrigues foi a responsável por escrever a história contada pelas fotos ao longo desses anos.


Neste domingo, dia 19, fica o convite para o lançamento do livro “Santos de Frente pro mundo - A História que Dança”, às 17 horas, no SESC Santos. O evento terá um bate papo com as autoras sobre o processo de criação da obra, e também, para o público conhecer os intérpretes que compõem a Cia. Lembre-se de curtir a página da Companhia nas redes sociais: https://www.facebook.com/AplausoCia.


SERVIÇO
Lançamento do livro:
"Santos de frente para o mundo: A história que Dança"
Dia 19/11 às 17:00 horas
Sesc Santos · Santos

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos