Pular para o conteúdo principal

A fase experimental está na reta final


No programa Hora do Sabbat #04, que foi transmitido ontem pela radiosilva.org, recebeu a artista visual, pesquisadora e educadora Natália Brescancini, que atua em diversas vertentes da arte visual, desde performances, workshops, exposições. Natália conta um pouco sobre sua vida, seu trabalho e as novidades que ela planejou pra 2018. O Quadro da Lira apresenta o projeto Aberta da cantora e compositora Inaiê Ieiê, muitas dicas culturais, femenagem e espaço pra mulherada falar, cantar, se expressar. Esse programa foi idealizado com a missão de enaltecer as ações de mulheres corajosas, sem ficar de chororô, mas com muita pro-atividade, iniciativa e energia positiva, criativa. Se você quer ouvir boas notícias, boas dicas, esse é seu programa.


“Femenageada do Semana”

Crédito: Denise Andrade
Amelia Toledo - nossa primeira femenagem póstuma, mas extremamente merecida. A artista faleceu em novembro do ano passado aos 90 anos de causas naturais, descansou. Amelia Amorim Toledo frequentou o ateliê de Anita Malfatti em São Paulo no fim dos anos 1930. Em 1958, freqüentou a London County Council Central School Of Arts And Crafts, em Londres. De volta ao brasil, em 1960, estuda gravura em metal com João Luís Oliveira Chaves, no estúdio/gravura. Obteve, em 1964, o título de mestre pela UNB. Lecionou na faculdade de arquitetura e urbanismo da mackenzie, na faap, em são paulo, e na Escola De Desenho Industrial - ESDI, no rio de janeiro. A artista dedicou-se também à pintura a óleo e aquarela e ao design de jóias. Em 2004, foi publicado o livro Amélia Toledo: as naturezas do artifício, de Agnaldo Farias. A brasileira teve uma trajetória fantástica. Recentemente, teve uma obra exposta no CCBB de São Paulo e figurou em Radical Women, exposição no Museu Hammer de Los Angeles que celebrou as mulheres revolucionárias do mundo das artes na américa latina.

“Entrevistadas da Vez”

Natália Brescancíni é artista visual, pesquisadora e educadora, é doutora em artes visuais pela UNICAMP. Sua produção é pautada na investiga, na produção artística e acadêmica, representações autorreferentes de mulheres artistas, noções de feminino na arte e representação do corpo feminino nu. Participa de exposições individuais e coletivas desde 2005, como expositora, proponente de projetos e curadora. Possui experiência docente e artística com linguagens integradas. Atualmente, integra o entrelace coletivo e tramar coletivo, em Santos/SP além de manter uma sala no Atelier Oficina 44

“Da Lira”

Nesta edição do Quadro “Da Lira” Flora Miguel apresenta um trabalho inspirador e muito emocionante, o projeto Aberta, idealizado e produzido por Inaiê Ieiê. O trabalho consiste na produção de três vídeos clipes com composições autorais inspiradas numa situação real, Inaiê vivenciou por um tempo uma relação afetiva abusiva e utilizou a música como processo de auto cura. Me emocionei muito ao conhecer o projeto e tem um financiamento coletivo aberto no catarse.me/aberta. Flora trouxe ainda uma música de uma das grandes referências do rap nacional Flora Mattos com a música “Preta da quebrada”.

Flora Miguel apresenta o Quadro da Lira semanalmente com o intuito de trazer pra baixada santista as ações idealizadas, produzidas e executadas por mulheres. Flora é assessora de imprensa especializada em música, atua como coordenadora de imprensa do Sonora, Mostra Sêla e no portal Mulherenamusica.com.br

“Coisa delas”

A ONG Hella, que nasceu em 22 de novembro de 2017, as vésperas da data em que celebrado o dia internacional de combate à violência contra a mulher, 25/11.

A ONG Hella é uma associação civil sem fins lucrativos, que originou do projeto cinderela, cujo  ponto de partida foi um caso real de violência sexual, onde a vítima não se calou.

A ONG tem uma equipe de mulheres engajadas com a causa se uniram para formalizar uma organização não governamental com missão de orientar, apoiar e acolher mulheres em situação de violência, bem como promover estudos para erradicar a violência contra a mulher e todas as formas de segregação de gênero e alcance considerável.

A ONG Hella tem como missão o desenvolvimento de ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida da mulher, através de educação profissional, social e ambiental. Https://onghella.wordpress.com

“O que rolou”

Na cobertura de eventos desta semana, tivemos a oportunidade de conhecer Deborah Dubner, que é focalizadora de Dança Circular Sagrada desde 2009, já lançou dois livros sobre o assunto, o poder da dança circular - terapêutico e integrativo. Para profissionais da saúde e todos que procuram o bem-estar. E o livro dançando a vida: jornada de aprendizagem nas rodas de dança circular sagrada. No último sábado, 24 de março, aconteceu o curso a arte de focalizar no aplauso espaço cultural, tive a oportunidade de passar por lá e colher um depoimento dela, escuta o que ela tem para contar para a gente sobre a dança circular. 

 “O que fazer sem gastar”

I º ECOSOL mulher “em março ,por março, por mais” - data:  29/03/ 2018 - 13h - local: auditório do museu de pesca - endereço: av. Bartolomeu de Gusmão, 192 - ponta da praia, santos - SP o fórum de economia solidária da baixada santista convida a todas as companheiras da economia solidária, empreendedoras, gestoras e interessadas, a participarem do primeiro ECOSOL mulher - um dia especial em comemoração ao mês da mulher e em celebração ao esforço feminino na construção de uma sociedade mais acolhedora, mais humana e mais igualitária.
II Feira do livro livre na Pinacoteca Benedicto Calixto - o projeto livro livre está em fase de arrecadação, são aceitos livros de literatura em bom estado. Haverá participação de escritores e contadores de histórias santistas. Atenção, não serão aceitos livros didáticos, enciclopédias, dicionários e afins. Atividade grátis. A II feira do livro livre acontece no espaço cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto sábado, 31 de março, das 14:00 às 17h30 - entrada gratuita - público livre. A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na av. Bartolomeu de Gusmão, 15.
Danças do sagrado feminino (workshop gratuito) 30 de março, sexta às 20:00 – 21:30 - conhecer seu corpo e suas energias, liberar as forças sagradas que habitam dentro de nós, toda mulher tem uma deusa que vive nela. Contatar esse ser sagrado em toda sua potência. Venha desfrutar dos benefícios e do prazer das danças sagradas femininas.
Local:  idunna cozinha artesanal vegana rua Dr. Carvalho de Mendonça nº 90
Le lis apresenta projeto Bar De Femmes - o bistrô̂ convida mulheres com bate-papo em novo espaço da casa inspirado nelas. O Le lis, restaurante localizado no Gonzaga com vários ambientes, apresenta o espaço do bar, que foi INSPIRADO nas mulheres e projetado para que elas se sintam em casa em um local com ambientação mais acolhedora e feminina, perfeito para um happy hour com as amigas e com o crush também, por que não? Dentro deste conceito o le lis realiza em parceria com as blogueiras Suzana Elias azar, do Suzanices, e Sarah Campos, do Sahssaricando, o bar de Femmes com um bate-papo inspirador sobre mulheres contemporâneas e sua relação com a noite e as bebidas na quinta-feira, 29 de março (véspera de feriado), às 19 horas.

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos regente: Luís Gustavo Petri apresenta um programa:  Beethoven - octeto para sopros, op.103, Finzi - romance op. 11 para orquestra de cordas, Mozart - sinfonia n.35 "Haffner". Entrada franca. Ingressos disponíveis na quinta-feira, dia 29, a partir das 14h, na bilheteria do teatro coliseu.
O projeto Funk do Bem vai realizar neste dia 27 na arena santos espaço DEFORPEC uma audição de mc's e um workshop de dj's aberto, a galera que faz um som inscrevam-se porque as vagas são limitadas. Maiores informações inbox.
Arduino day acontece amanhã, 27/03 às 19:00, é um evento mundial, em comemoração à plataforma opensource e openhardware arduino. Em santos, será realizado no LabxS, organizado pelo Santos Hacker Clube e Things Hacker Team. Necessário realizar a inscrição prévia.

Autorretrato para mulheres - experiências com artes visuais que a Natália já fez o convite pra todas ai!

Então, essa foi a 4ª edição da Hora do Sabbat. Muito obrigada por permitir que a gente entre na sua casa pelas ondas da internet e esperamos vocês na semana que vem. Continue ligado na programação da radiosilva.org - curta as páginas facebook.com/radiosilva.org e é claro, facebook.com/sarahmascarenhasjornalista e o blog sarahcura.blogspot.com

Confira o bloco musical:
Música 1 - Clarice Falcão - Survivor
Música 2 -  MC Sofia - Menina pretinha
Música 3 - Maíra Baldaia - Insubmissa + Maré enluarada  
Música 4 - Anna Tréa - Abre asas
Música 5 - Flora Mattos - Preta da quebrada
Música 6 - Sinta Liga Crew - De passo em passo

Música 7 - Luedji Luna - Um corpo no mundo

Beijo com mais músicas pra vocês e uma excelente semana pra geral, e segue o link pra ouvir, curtir e compartilhar https://www.mixcloud.com/HoradoSabbat/hora-do-sabbat-04/….fui 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos