Nos dias 7, 10 e 12 de abril, na Associação Cultural José Martí, a 7Saias Produtora realizou a sua primeira atividade: a Oficina de Escrita Criativa, Elaboração, Gestão e Comunicação de Projetos Culturais! Uma nova proposta que desponta em Santos, uma empresa cujo foco consiste em promover a produção cultural estimulando a emancipação e o empoderamento de artistas e profissionais que desejam se capacitar para ingressar nas trilhas da arte, da gestão e nas diversas funções de bastidores.
Ao longo dos três encontros, 32 agentes culturais aproveitaram para ampliar o conhecimento teórico sobre a elaboração de projetos. Escrever é um obstáculo para muitos, por várias questões, portanto, o que eu e a Talita Fernandes buscamos, dividindo alguns conhecimentos, é desmistificar algumas ideias equivocadas. Não é acessível a todas e todos o que são e como funcionam os mecanismos de incentivo fiscal - que podem ser para cultura, esporte e ações sociais.
Abordamos questões sobre como redigir um projeto, a partir de um escopo de perguntas que servem para planejar qualquer iniciativa. A comunicação também teve espaço, pois, às vezes, é feita sem planejamento, devido aos poucos profissionais dedicados a essa função.
Dos 32 participantes, pudemos notar a presença de um grande número de estudantes de teatro e músicos que atuam como produtores de suas bandas e de eventos, buscando meios e lugares para apresentar suas músicas, e, destacadamente, muitas mulheres empreendedoras que querem aprimorar os seus projetos pessoais e das instituições em que atuam.

Conheça as mediadoras:
Talita Fernandes, que é produtora cultural e educadora, bacharel e licenciada em Letras (Português/Inglês) na PUC-Campinas por meio de bolsa integral do PROUNI. Desde pequena, já se identificou com a arte, a poesia e as possibilidades do corpo. Fez teatro amador por mais de dez anos durante a adolescência, capoeira, dança em diversos estilos, mosaico, e, posteriormente, já na universidade, estudou artes cênicas e cinema no Polo Cinematográfico de Paulínia. Aprendeu permacultura, customização de roupas e reutilização de lixo - e as diversas possibilidades de uso dessas habilidades - com a sua família e pelas moradias estudantis em que viveu. Foi assessora pedagógica da escritora de materiais didáticos de Filosofia, Mirna Fernandes, e integrou a equipe técnica de elaboração do Plano Municipal de Cultural de Santos, em 2016, quando agente cultural na Secretaria de Cultura. Participou da produção de videoclipes e curtas-metragens, festivais, festas e encontros. Produziu a rapper Preta-Rara, idealizadora do projeto Eu Empregada Doméstica. Na websérie Nossa Voz Ecoa assina a produção executiva, a direção de produção, a co-idealização e o conteúdo. Atualmente articula, em conjunto com outras mulheres, a 7saias Produtora Cultural e a 7saias Incubadora de Projetos Culturais e de Sustentabilidade - uma empresa e uma ONG que objetivam distribuir riqueza entre as mulheres, negras e negros, e indígenas, bem como fomentar a difusão de cultura brasileira e latino-americana.

Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!