Pular para o conteúdo principal

Foi dada a largada! Gira a 7Saias Produtora


Nos dias 7, 10 e 12 de abril, na Associação Cultural José Martí, a 7Saias Produtora realizou a sua primeira atividade: a Oficina de Escrita Criativa, Elaboração, Gestão e Comunicação de Projetos Culturais! Uma nova proposta que desponta em Santos, uma empresa cujo foco consiste em promover a produção cultural estimulando a emancipação e o empoderamento de artistas e profissionais que desejam se capacitar para ingressar nas trilhas da arte, da gestão e nas diversas funções de bastidores. 

Ao longo dos três encontros, 32 agentes culturais aproveitaram para ampliar o conhecimento teórico sobre a elaboração de projetos. Escrever é um obstáculo para muitos, por várias questões, portanto, o que eu e a Talita Fernandes buscamos, dividindo alguns conhecimentos, é desmistificar algumas ideias equivocadas. Não é acessível a todas e todos o que são e como funcionam os mecanismos de incentivo fiscal - que podem ser para cultura, esporte e ações sociais.

Abordamos questões sobre como redigir um projeto, a partir de um escopo de perguntas que servem para planejar qualquer iniciativa. A comunicação também teve espaço, pois, às vezes, é feita sem planejamento, devido aos poucos profissionais dedicados a essa função.

Dos 32 participantes, pudemos notar a presença de um grande número de estudantes de teatro e músicos que atuam como produtores de suas bandas e de eventos, buscando meios e lugares para apresentar suas músicas, e, destacadamente, muitas mulheres empreendedoras que querem aprimorar os seus projetos pessoais e das instituições em que atuam.

Foi uma excelente maneira de iniciar os trabalhos da 7Saias Produtora, acompanhem a página no Facebook pois já temos uma série de ações para acontecer em 2018! Entre em contato, conheça nossos serviços e mãos à obra!




Conheça as mediadoras:

Talita Fernandes, que é produtora cultural e educadora, bacharel e licenciada em Letras (Português/Inglês) na PUC-Campinas por meio de bolsa integral do PROUNI. Desde pequena, já se identificou com a arte, a poesia e as possibilidades do corpo. Fez teatro amador por mais de dez anos durante a adolescência, capoeira, dança em diversos estilos, mosaico, e, posteriormente, já na universidade, estudou artes cênicas e cinema no Polo Cinematográfico de Paulínia. Aprendeu permacultura, customização de roupas e reutilização de lixo - e as diversas possibilidades de uso dessas habilidades - com a sua família e pelas moradias estudantis em que viveu. Foi assessora pedagógica da escritora de materiais didáticos de Filosofia, Mirna Fernandes, e integrou a equipe técnica de elaboração do Plano Municipal de Cultural de Santos, em 2016, quando agente cultural na Secretaria de Cultura. Participou da produção de videoclipes e curtas-metragens, festivais, festas e encontros. Produziu a rapper Preta-Rara, idealizadora do projeto Eu Empregada Doméstica. Na websérie Nossa Voz Ecoa assina a produção executiva, a direção de produção, a co-idealização e o conteúdo. Atualmente articula, em conjunto com outras mulheres, a 7saias Produtora Cultural e a 7saias Incubadora de Projetos Culturais e de Sustentabilidade - uma empresa e uma ONG que objetivam distribuir riqueza entre as mulheres, negras e negros, e indígenas, bem como fomentar a difusão de cultura brasileira e latino-americana.

Sarah Mascarenhas é produtora cultural e jornalista com bacharelado em Comunicação Social pela UNIARA - Araraquara. Na década de 90 tomou contato com atividades ligadas à promoção e organização de eventos, além de atuar nos palcos como cantora. Nos anos 2000 se envolveu com a rede de produção cultural independente Fora do Eixo e a partir daí entendeu que havia um grande gargalo no setor de comunicação na cadeia produtiva da cultura. Por 18 meses foi responsável pela gestão do portal Fora do Eixo, coordenando uma equipe de reportagem nacional remotamente. Desenvolveu o portal RodaMob na cidade de São Carlos, um guia sobre a produção cultural e artística da região. Atualmente se dedica à prestação de assessoria de imprensa para artistas e projetos culturais, além de integrar a equipe da 7Saias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos