Pular para o conteúdo principal

Hora do Sabbat - porque falar de mulher

No dia 5 de março comecei esse projeto incrível, um programa de radio ao vivo dedicado a dar espaço para expressão e visibilidade de ações femininas. Nasci numa família em que não temos uma figura masculina central, tudo gira em torno das mulheres. Ao chegar em Santos, me deparei com mulheres decididas a mudar a história da opressão de gênero. Dispostas a lutar pela igualdade de direitos, quando surgiu a oportunidade de criar e produzir um programa radiofônico, senti que foi um movimento natural ter uma linha editorial que exalte as mulheres. Amo ser mulher, amo a capacidade multi-tarefas que temos.
Nesta edição, o programa faz a Femenagem a brasileira Nísia Floresta, nossa convidada é a produtora cultural Talita Fernandes, o quadro Da Lira, produzido por Flora Miguel, celebra o movimento americano Riot Grrrls com a comemoração dos 25 anos do álbum Pussy wipped da banda Bikini Kill. No brasil, o selo Hérnia de discos reuniu bandas de mulheres para regravar as músicas desse álbum clássico e precursor da ocupação feminina na música. O bloco Coisa Delas traz hoje uma poliglota e mestra de yoga, Diana Hybari. No quadro o que fazer sem gastar 5 dicas ecléticas para animar a semana!


Também comentamos sobre os atos que aconteceram ontem a partir das 18h, a concentração foi na estação da cidadania, do ato para receber o ilustre presidente não eleito, aquele que não deve ser nomeado… fora isso, mais de 160 cidades, 15 países e 3 continentes já confirmaram pontos para acender velas e luzes por Marielle, por Anderson e por nenhuma morte a mais! A ideia é mostrar que essas mortes não foram em vão e não serão esquecidas! Acenda uma luz em casa, na rua, sozinha ou com quem quiser. Confira o mapa das luzes e encontre o evento mais perto de você: http://mariellefranco.com.br/luzes Poste fotos da sua ação com a hashtag #luzesparamarielleeanderson #mariellepresente #mariellevive #luzesparamarielleeanderson


Esse programa tem a missão de enaltecer as ações de mulheres corajosas, sem ficar de chororô, mas com muita pro-atividade, iniciativa e energia positiva, criativa. Se você quer ouvir boas notícias, boas dicas, esse é seu programa. Acesse radiosilva.org, toda segunda feira as 18:30 e acompanhe a Hora do Sabbat. 

Bloco “femenageada do dia

Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (12 de outubro de 1810 —  24 de abril de 1885) foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. Uma mulher à frente do seu tempo - precursora do feminismo no brasil, ela é autora do mítico livro “Direitos das mulheres e injustiça dos homens”, escrito em 1832. Esta é considerada a primeira obra feminista do brasil! Ela também escreveu importantes livros em defesa dos índios e da abolição da escravatura. Nísia nasceu no Rio Grande do Norte, mas viajou o país defendendo a alfabetização das mulheres e chegou a fundar colégios para meninas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Bloco “entrevistadas da vez”

Talita Fernandes é produtora cultural e educadora, bacharel e licenciada em letras (português/inglês) na PUC-Campinas. Desde pequena, já se identificou com a arte, a poesia e as possibilidades do corpo. Fez teatro amador por mais de dez anos durante a adolescência, capoeira, dança em diversos estilos, mosaico, e, posteriormente, já na universidade, estudou artes cênicas e cinema no polo cinematográfico de paulínia. Aprendeu permacultura, customização de roupas e reutilização de lixo - e as diversas possibilidades de uso dessas habilidades - com a sua família e pelas moradias estudantis em que viveu. Também estudou cinema no centro europeu, em santos. Como produtora cultural e suas diversas funções, atuou em ações e projetos culturais do poder público e do terceiro setor; revisora de textos e na produção de conteúdo para projetos culturais e de educação; educadora e/ou assessoria pedagógica nas áreas do ensino de línguas portuguesa e inglesa, literatura e cultura brasileira



Quadro Da Lira
Produzido Por Flora Miguel, que essa semana trouxe a comemoração de 25 anos do disco Pussy
Wipped da banda Bikinni Kill. Infelizmente tivemos um problema técnico com uma das sonoras e reprisaremos os conteúdo completo na próxima edição do programa.

Bloco “coisa delas” 

Diana Hybari mestre de yoga, medicina chinesa e indiana, cantora de mantras, cozinha veggie indiana e tradutora intérprete - inglês, japonês, espanhol, um pouco de francês, chinês, russo e alemão. Atua e coordena o espaço so ham - yoga & música um espaço de promoção de workshops, cursos e aulas de yoga, canto e violão. Atendimentos de massoterapia, musicoterapia, acupuntura e ayurveda. O espaço é coordenado pela Diana, que está inserida na ONG 7 saias.

Bloco “Rolê Free” 

1. Alice Despedaçada - 5 de abril - às 20h - teatro Serafim González - Palácio das Artes - Praia Grande  - chegar 1 hora de antecedência para retirar o ingresso gratuito - classificação: 14 anos.

2. Espetáculo de teatro - Quem paga o pato? Na pinacoteca Benedito Calixto - 07/04/2018 até 14/04/2018 às 16h - O espetáculo teatral propõe uma conversa séria com um dos personagens mais famosos das histórias em quadrinhos. Tio patinhas quer enriquecer colonizando uma terra tropical mas a cia. Mypagros aproveita o enredo para refletir sobre capitalismo e sociedade, a partir da obra de Augusto Boal.

3. Rock in rua 07/04 às 19h - mais um fim de tarde maravilhoso no centro histórico de santos ao som do melhor do pop rock e rock clássico. Com as bandas ‘Triácida’ 21h, 'O bando'  e Dj juba + Karen.

4. 17ª edição batalha do lago - 08/04 - domingo às 17:30 - local: Parque do Povo Guaruja - batalha de rima, roda cultural de poesia, slam, pocket show, mic aberto.

5. Parada LGBT de São Vicente, 08 de abril! Concentração 12h  na praça Tom Jobim , praia da biquinha - São Vicente. Organização - ACA Associação Cultura e Arte.

Músicas: 
Tika - Anti musa

Natural de rio claro/sp, estudou música na universidade federal de são carlos e no conservatório de tatuí. É cantora, compositora e multi-instrumentista. Vocalista da banda Odara (festa Odara/SP) e do projeto Passarim30 (homenagem a Tom Jobim). Lançou em 2017 seu disco de estreia, Unwritable, pelo selo ybmusic, o álbum conta ainda com uma faixa inédita em parceria com Otto, haja amor. 

Isaar - casa vazia

A cantora pernambucana Isaar lançou nova música para download gratuito em seu site. “Casa vazia” faz parte do terceiro disco, todo calor, que sai ainda neste semestre. Gravado no estúdio Fábrica no Recife, o disco marca uma nova fase de Isaar, com mais pesado e predominância de metais. Revelada como cantora em bandas de Dj Dolores, como a orquestra Santa Massa, sempre baseou seu trabalho no resgate de ritmos tradicionais como a ciranda e misturados com música pop. Segundo ela, o disco fala da sua relação com a cidade. Quer conhecer mais da Isaar? Curta a pagina  https://www.facebook.com/isaar.divulgacao/

Larissa Luz - meu sexo

Ouvimos Larissa Luz com a música “meu sexo” - ela é baiana de salvador, fez parte da banda ara ketu até 2012, quando decidiu seguir carreira solo. Lari já tem dois discos lançados, sendo o último, território conquistado (lançado com o help do natura musical), uma femenagem às mulheres negras. O álbum, que tem participação da diva Elza Soares, foi indicado ao Grammy latino de 2016, concorrendo na categoria de melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa.

Flaira  Ferro - Coisa mais bonita

Flaira Ferro é do Recife e eu me apaixonei pela canção "Coisa mais bonita", o clipe foi lançado no começo de março e sofreu censura do youtube e outras plataformas por abordar a masturbação feminina. Alguns dias depois, a equipe da Flaira, conseguiu recuperar o direito da publicação. Ainda bem pra nós!

"Mesmo que o mundo se choque, o clitóris é antídoto pra morte!

"Terça-feira, 03/04 sai o making of desse clipe maravilhoso, a ideia é contar tudo sobre o processo de gravação com todas as mulheres que aparecem no clipe e se tocam sem medo! A sexualidade feminina ainda é um grande tabus e cheio falsas crenças! De acordo com pesquisa da USP, 50% das mulheres no Brasil não sabem o que é orgasmo. Conhecer o corpo é saúde e auto-estima! Se toquem!" (fonte: página https://www.facebook.com/flairaoficial/)
#coisamaisbonita #clipe #single #flairaferro #makingof #setoque

Budah - Neguim
Budah, cantora capixaba, escolhi a música neguim. Integra o cenário do rap, Budah entra para a lista como uma aposta e um desejo de ver mais da cantora com esse talento e qualidade neste ano. Em 2017, ela lançou no youtube a canção neguin pela gravadora capixaba Timeless Records. A música conta com mais de 35 mil visualizações! Se o começo já foi assim, imagine o que ainda tem por vir? Foi considerada umas das 5 cantoras capixabas pra você ficar de olho em 2018 pelo site http://www.soues.com.br


Então foi isso, mais edição da Hora do Sabbat. Muito obrigada por permitir que a gente entre na sua casa pelas ondas da internet e esperamos vocês na semana que vem, aqui na radiosilva.org, esse foi a @Hora do Sabbat, eu sou Sarah Mascarenhas curta as paginas facebook.com/sarahmascarenhasjornalista e é claro, facebook.com/radiosilva.org e o blog sarahcura.blogspot.com Uma excelente semana pra vocês! Deixo um beijo e mais músicas pra vcs…


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos