Pular para o conteúdo principal

Edição com foco na programação da Virada Cultural 2019

Faith Bandler a femenageada da semana

No Hora do Sabbat desta semana destacamos as cantoras que participaram da Virada Cultural 2019, destaque para Anelis Assumpção no palco do Copam dedicado ao compositor Itamar Assumpção, Céu acompanhada dos Tropikillaz se apresentou na praça do patriarca, Karol Conka no Centro Cultural da Juventude Ruth cardoso, Elza Soares no SESC Pompéia  com duas sessões do show Deus é mulher, As Bahias e a cozinha Mineira com show no SESC Avenida Paulista. 


Na série Como domar um coração selvagem, Ornella Rodrigues declama mais uma poema de seu livro homônimo, dessa vez ela traz a dor e a perda para a superfície com aquele tom visceral que é característico da autora.
É muito importante relembrar e tornar público as conquistas de mulheres que sempre ficaram invisibilizadas pela sociedade machista e patriarcal, porém contribuíram para os avanços tecnológicos então a referência de Mulheres Incríveis, Sarah Mascarenhas trouxe a ativista pelos direitos dos índios australianos, Faith Bandler, ela que viu seu pai ser levado e vendido como escravo passou a vida lutando pelos direitos civis dos indígenas do sul, porém o que foi o estopim para que Faith iniciasse suas ações na luta por igualdade, foi justamente descobrir que os brancos recebiam salários maiores que os nativos. Bandler liderou a campanha para um referendo constitucional para remover disposições discriminatórias da Constituição da Austrália e conseguiu angariar 90% dos votos pela causa. Faith morreu aos 96 anos em 2015.
Flora Miguel, produtora da coluna Da Lira apresentou o mais recente lançamento da cantora pernambucana Karina Buhr, a música Sangue Frio e é claro sempre com seus comentários riquíssimos sobre a produção da música das minas.
E para fechar esse programão, tocamos uma música do  Baque mulher com a Mestra Joana, que levou as mulheres do Maracatu Quiloa (Carol Manu Roberta Ligia) para compor nas atividades do Sesc Pompéia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Dias fala sobre as diferenças dos festivais da década de 60 comparados aos dias de hoje.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Colaboratividade, compartilhamento e criatividade norteiam os rumos de uma nova economia

Kleber Serrado lança “A Rota do Indivíduo” no teatro do SESC Santos